O conceito de “As a Service” está revolucionando o mundo dos negócios. Cada vez mais, estamos vendo uma mudança de paradigma onde produtos são convertidos em serviços. Esta tendência está sendo impulsionada por transformações digitais e disrupções que estão remodelando o mercado. Desde carros, bicicletas e casas até livros, softwares e computadores, quase todo tipo de produto agora pode ser oferecido como um serviço.
A essência tecnológica da oferta sob demanda é uma característica comum a todos esses serviços. Estruturas, aplicações, objetos e ferramentas podem ser contratados sem a necessidade de compra definitiva. Isso resulta em uma solução ágil e descomplicada que evita a obsolescência de equipamentos e mantém os parques tecnológicos atualizados.
Com vantagens evidentes e oportunidades em diversos setores econômicos, a tendência de usar o modelo “As a Service” para aumentar a agilidade dos negócios, reduzir custos e melhorar a eficiência da força de trabalho continuará a se fortalecer.
PRINCIPAIS TIPOS DE “AS-A-SERVICE”
Existem vários tipos de “As a Service”, incluindo Platform as a Service (PaaS), Software as a Service (SaaS), Infrastructure as a Service (IaaS) e Hardware as a Service (HaaS). Cada um desses modelos tem suas próprias características e benefícios, e podem ser usados para atender a diferentes necessidades dentro de uma organização.
PaaS (Platform as a Service)
Platform as a Service (PaaS) é uma solução de computação em nuvem que fornece uma plataforma e um ambiente para permitir que os desenvolvedores construam aplicações e serviços pela internet. A PaaS é projetada para suportar o ciclo de vida completo de desenvolvimento e entrega de aplicações web: construção, teste, implantação, gerenciamento e atualização.
A principal vantagem do PaaS é sua capacidade de reduzir a complexidade e o tempo de desenvolvimento de aplicações. Isso é alcançado através da abstração da infraestrutura subjacente, permitindo que os desenvolvedores se concentrem no código da aplicação, em vez de se preocuparem com questões de infraestrutura, como provisionamento de servidores, configuração de redes ou gerenciamento de bancos de dados.
Além disso, o PaaS oferece uma série de recursos integrados, como ferramentas de desenvolvimento, bibliotecas de código e serviços de gerenciamento de aplicações, que podem ser usados pelos desenvolvedores para acelerar o processo de desenvolvimento e melhorar a qualidade do software.
SaaS (Software as a Service)
Software as a Service (SaaS) é um modelo de entrega de software que permite aos usuários acessar e utilizar aplicações baseadas em nuvem através da internet. Este modelo elimina a necessidade de instalar e executar aplicações em servidores locais, reduzindo assim os custos de hardware, manutenção e suporte.
No modelo SaaS, os usuários podem se conectar e usar aplicativos baseados em nuvem pela Internet. Isso torna o acesso aos aplicativos SaaS fácil e simples, necessitando apenas de uma conexão com a internet2. Os aplicativos podem ser acessados usando qualquer computador ou dispositivo, a qualquer hora e em qualquer lugar.
O SaaS fornece uma solução de software completa que você pode comprar em uma base paga conforme o uso por um provedor de serviço de nuvem. Você pode alugar o uso de aplicativo para sua organização e seus usuários se conectarem a ele pela Internet, normalmente por um navegador da Web. Toda a infraestrutura subjacente, middleware, software de aplicativo e dados de aplicativo ficam no datacenter do provedor de serviços.
O provedor de serviço gerencia hardware e software e, com o contrato de serviço apropriado, garante a disponibilidade e a segurança do aplicativo e de seus dados. O SaaS permite que sua organização entre em funcionamento rapidamente com um aplicativo por custo inicial mínimo.
Os sistemas SaaS possibilitam às empresas o dimensionamento contínuo dos requisitos, dependendo das necessidades dos negócios e da demanda dos clientes. Muitos provedores oferecem também personalização para que as empresas possam atender a necessidades individuais. Além disso, muitos fornecem APIs (Interfaces de Programação de Aplicativo) que possibilitam a integração a aplicativos existentes.
IaaS (Infrastructure as a Service)
Infrastructure as a Service (IaaS) é um modelo de serviço de computação em nuvem que fornece recursos fundamentais de computação, rede e armazenamento sob demanda para os consumidores, por meio da Internet, em um modelo pré-pago. IaaS é uma solução que visa reduzir custos e aumentar a eficiência geral das empresas.
No modelo IaaS, um data center virtualizado pode ser gerenciado remotamente, eliminando a necessidade de investimento em equipamentos de tecnologia de computação. Isso permite que as empresas armazenem grandes volumes de dados na nuvem e contratem serviços para aumentar a capacidade de armazenamento, processamento e até mesmo memória RAM.
Um exemplo proeminente de uma plataforma IaaS é a Amazon Web Services (AWS), que oferece uma gama de serviços, incluindo computação, armazenamento e serviços de rede. Com o IaaS, os usuários podem ajustar a escala dos recursos conforme necessário, reduzindo a necessidade de investimentos iniciais altos ou infraestrutura proprietária desnecessária.
HaaS (Hardware as a Service)
Hardware as a Service (HaaS) é um modelo de negócio que vai além da simples locação de equipamentos. Ele representa uma mudança revolucionária na forma como as empresas gerenciam seu parque de máquinas. No modelo HaaS, o cliente não precisa investir uma grande quantidade de capital na compra de equipamentos que podem se tornar obsoletos após algum tempo.
Em vez disso, o cliente aluga os equipamentos de uma empresa terceirizada de confiança, que também fornece uma gama robusta de serviços. Esses serviços podem incluir várias tecnologias e serviços, personalizados de acordo com as necessidades do cliente.
A empresa terceirizada assume a responsabilidade de gerenciar todo o ciclo de vida do equipamento, desde a instalação até o descarte adequado. Isso permite que os gerentes de TI e suas equipes se concentrem em buscar soluções voltadas para o core business da empresa, em vez de se preocuparem com a manutenção e atualização do hardware.
QUAL É A IMPORTÂNCIA DO MODELO AS-A-SERVICE PARA O TI?
O modelo As-a-Service (AaS) é um catalisador fundamental para a transformação digital e a modernização das infraestruturas de TI. Ele fornece um meio para as organizações acessarem e implementarem soluções tecnológicas avançadas sem a necessidade de investimentos de capital substanciais. Isso resulta em uma maior agilidade operacional, pois as organizações podem ajustar seus serviços de TI para atender às suas necessidades em constante mudança.
O modelo AaS tem o potencial de reduzir drasticamente os custos associados à aquisição, manutenção e atualização de hardwares e softwares. Além disso, ele adota um modelo de pagamento baseado no uso, permitindo que as organizações paguem apenas pelos recursos de TI que consomem.
Adotando o modelo AaS, as organizações podem externalizar a gestão de TI para fornecedores especializados, liberando-as para se concentrarem em suas competências principais. O modelo AaS facilita a implementação rápida de novas tecnologias e inovações, acelerando o tempo de comercialização de novos produtos e serviços.
O modelo AaS proporciona a capacidade de escalar rapidamente os recursos de TI para atender às demandas crescentes ou flutuantes. Isso é especialmente útil para gerenciar picos de demanda, garantindo que as organizações possam responder efetivamente às mudanças nas condições do mercado.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS
Agora que você já sabe o que é o aaS, como ele funciona, quais os seus modelos e a sua importância dentro do mercado de TI, vamos dar uma olhada nas vantagens de implementar os modelos aaS dentro da sua empresa. Confira:
Aumento de Produtividade
Ao utilizar algum dos modelos aaS, é possível aumentar a produtividade da sua empresa de modo geral.
Isso porque as informações, dados e documentos importantes do dia a dia vão ser mais acessíveis a todos os colaboradores.
Se um colaborador precisa acessar um servidor, por exemplo, através de soluções aaS, ele pode fazer isso de qualquer lugar e a qualquer momento, o que diminui o tempo gasto nessa atividade e deixa tempo de sobra para realização de outra.
Além disso, “terceirizando” diversos aspectos da sua empresa com soluções aaS, não é necessário despender tempo tentando encontrar soluções que podem ser resolvidas através dos modelos que vimos neste texto.
Diminuição de custos
Como vimos, criar a fazer a manutenção de uma infraestrutura de TI demanda uma boa quantidade de tempo e recursos, e nem todas as empresas têm esses recursos (financeiros ou tecnológicos) em mãos o tempo todo.
Entretanto, através de modelos aaS, a necessidade de investir em equipamento e infraestrutura desaparece junto com a necessidade de manutenção.
Como tudo passa a funcionar com base na nuvem, os custos passam a ser drasticamente reduzidos, o que é muito bom para a saúde financeira da empresa.
Aumento do ROI
Como vimos no tópico anterior, a implementação do aaS pode acarretar em uma redução de custos para as empresas.
Isso, por si só, já leva a um aumento no Return Over Investment (ROI, ou Retorno Sobre o Investimento).
Se você levar em consideração todos os outros fatores, como o aumento da produtividade, otimização dos processos e outros, o ROI causado pelo uso de aaS fica ainda maior e mais evidente.
Otimização de processos
Como a implementação das soluções aaS diminuem as restrições ligadas a um espaço físico, a agilidade das equipes aumenta consideravelmente, ou seja, há uma otimização nos processos internos das empresas.
Se um problema precisa ser resolvido com urgência, um colaborador pode acessar o servidor rapidamente e de qualquer lugar para resolução dos gargalos.
Não é preciso ir até a empresa, acessar um computador específico ou fazer a manutenção dos servidores físicos para que o problema seja resolvido.
Ou seja, como o colaborador não vai precisar se deslocar para o local e pode usar o próprio dispositivo para agir, o serviço toma muito menos tempo e fica muito mais fácil de executar.
Escalabilidade
O aaS só é implementado em uma empresa para suprir suas necessidades específicas e, normalmente, também oferece ainda mais soluções.
Por esse motivo, as empresas que utilizam todos os recursos disponibilizados pela modalidade de aaS contratada acabam tendo uma oportunidade de fazer um crescimento exponencial do próprio negócio.
Segurança
Por fim, uma das maiores vantagens do XaaS é que ele aumenta muito a segurança das informações e documentos da sua empresa.
Quando você está lidando com o armazenamento físico em HDs ou SSDs, por exemplo, há sempre o risco do HD queimar, ou então do computador ser invadido por um ransomware que encripta todos os dados, ou os dados podem ser simplesmente roubados.
No caso das soluções XaaS, a segurança das informações e dos documentos aumenta consideravelmente, uma vez que todos os dados e documentos vão estar nas mãos de uma empresa especializada em manter esses dados em um local seguro.
Além disso, você nunca mais vai precisar se preocupar com a possibilidade de um HD acabar queimando, pois todos os dados vão estar na nuvem.
E aí, gostou?
Que tal implementar projetos como serviço na sua empresa?
Elaboramos projetos, executamos instalações, provemos equipamentos, softwares, serviços de TI, monitoramento de recursos, realização de manutenções e trocas, prestação de serviços de suporte técnico e gerenciamento de todo o parque tecnológico instalado no cliente e viabilizamos financeiramente o seu projeto para que seja feito como aquisição ou pagamento mensal como serviço.